A Região de Macedo de Cavaleiros

A cidade de Macedo de Cavaleiros é o centro do Nordeste Transmontano, com os principais acessos rodoviários pelo IP2 e pela A4. O aeroporto internacional no Porto, fica a 170 Km e o aeródromo em Bragança, a 40 Km.

O concelho de Macedo de Cavaleiros existe como tal desde 1853. Este fica rodeado pela Serra de Bornes e a Paisagem Protegida da Albufeira do Azibo, como o Monte de Morais, que é considerado o “Umbigo do Mundo”, o vale do Sabor e o sítio do Romeu.

Toda a região está inserida no Geopark Terras de Cavaleiros, devido ao seu importante património geológico. Onde dá a oportunidade de percorrer milhões de anos na história da Terra, despertando o interesse de geólogos de todo o mundo. 

A Albufeira do Azibo merece especial referência, sendo está um imenso lago, onde confluem a proteção das espécies, com uma rede de percursos sinalizados, que fazem as delícias dos adeptos de caminhadas e BTT, e duas praias sucessivamente galardoadas com a Bandeira Azul: Praia da Fraga da Pegada e Praia da Ribeira.  Uma, a área balnear fluvial com mais Bandeiras Azuis em toda a Europa, a outra, uma das 7 Maravilhas, Praias de Portugal.

Um dos principais eventos é o Entrudo Chocalheiro na aldeia de Podence, que é a forma de celebrar o Carnaval, que vem do tempo dos romanos.
Desde dezembro de 2019 que é Património Cultural Imaterial da Humanidade, distinguido pela UNESCO.

Como símbolos de interesse cultural, a rota dos Museus de Macedo de Cavaleiros é conhecer a história, tradições e costumes da terra e suas gentes, desta fazem parte: o Museu de Arte Sacra, o Museu do Mel e da Apicultura, o Museu Religioso de Balsamão, Museu Rural de Salselas, Núcleo Museológico do Azeite “Solar dos Cortiços” e o Real Filatório de Chacim.
Num território que conheceu diferentes sedes de concelho ao longo dos tempos, são conservados 4 pelourinhos, em Chacim, Nozelos, Pinhovelo e Vale de Prados, todos classificados como Imóveis de Interesse Público.

Outro interesse cultural, são as aldeias do concelho, onde se pode visitar as suas igrejas como a Capela de Malta, as Igrejas de Lamalonga, de Vilarinho de Agrochão, de Podence, de Bornes, de Grijó, de Vale Benfeito, de Vale Pradinhos e de Castelãos. E a igreja de S. Pedro, na cidade, a Matriz, tem obras em talha dourada de valor assinalável, sendo estes merecedores mais do que uma visita.
Destaca-se  ainda o Centro Cultural, com diferentes tipos de atividades culturais e artísticas, espetáculos de música, dança, teatro, conferências e seminários. O auditório principal possui 302 lugares. Este tem uma programação própria e regular com espetáculos e atividades.

Outro ponto de interesse são os miradouros, tais como o miradouro de Stª Combinha, o miradouro de Nossa Senhora do Campo em Lamas, sendo este um Geossítio com 825m de altitude, o miradouro de Santa Barbara em Lagoa, o miradouro da Serra do Cubo, na Freguesia de Vale da Porca com 770m de altitude, o miradouro de Lassalete em Morais, o miradouro do Convento de Nossa Senhora de Balsamão, o miradouro Bornes Sul, sendo este um Geossítio, com 1064m de altitude e a panorâmica Bornes Norte em Vale Benfeito com 1064m de altitude.

Destaca-se ainda diversos eventos que acontecem ao longo do ano, tais como a Feira da Caça e Turismo (janeiro), o Entrudo Chocalheiro (Carnaval), as Festas e Feira de São Pedro (junho), o Festival Internacional de Música Tradicional (agosto) e Macedo – Cidade Natal (dezembro), entre outras.